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O que é o Ponto de Equilíbrio?

É o ponto onde as receitas e despesas fixas e variáveis dão resultado igual a zero. Dessa forma, caso o seu faturamento seja menor que o previsto, o resultado será Prejuízo, mas se o faturamento for acima, o resultado será Positivo.

Porque devo saber o meu Ponto de Equilíbrio?

Quando a empresa tem ciência deste indicador, os seus gestores conseguem identificar em qual momento o seu produto ou serviço irá cobrir os custos fixos e variáveis, para em seguida começar a dar lucro para a empresa.

Como calcular?

Para calcular o Ponto de Equilíbrio, é preciso identificar as despesas fixas do negócio e a margem de contribuição. Para chegar na Margem de Contribuição, você deve subtrair, do valor das receitas, os custos variáveis e as despesas variáveis. Após encontrar estes valores, faça este cálculo:

Ponto de Equilíbrio = Despesas Fixas / Margem de contribuição

Dando um exemplo, se a sua empresa tem uma despesa fixa total de R$10.000,00 e sua margem de contribuição é de 30%. O ponto de equilíbrio seria calculado da seguinte forma:

Ponto de Equilíbrio = R$ 10.000,00 (despesa) / 0,30 (% transformado em número decimal)

Ponto de Equilíbrio = R$ 33.333,33

Neste cenário, sua empresa precisaria de uma receita bruta, no período, de R$ 33.333,33 para não ter prejuízo financeiro.

Agora que você aprendeu a calcular o ponto de equilíbrio, vai ser muito mais fácil cuidar das finanças da sua empresa. E lembre-se, qualquer dúvida pode contar com a Redde Consultoria!

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Mateus Henrique – Sócio da Redde Consultoria

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